1ª Edição Encontros Empresariais CPLP – Programa

Voltar à Página Principal do Evento >

 

 

programaprogramadoencontro

 
 

 

 
 

 

 

 

Programa

zzprograma

Oradores

Henrique Burnay – Consultor em Assuntos Europeus. Administrador na Eupportunity

Henrique Burnay é fundador e senior partner da Eupportunity – European Affairs Consultancy, foi consultor político no Parlamento Europeu (2004 – 2009), assessor de imprensa da ministra da Justiça de Portugal, (2002 – 2004) e jornalista desde 1991.

Alberto Soares – Diretor Central da Direção Internacional de Negócio da CGD

Alberto Soares é licenciado em Economia e detém a Pós-graduação em Economia Europeia. Exerceu cargos de Diretor Coordenador do Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), com a responsabilidade da Direção Internacional – exercendo também funções na Administração em diversos bancos do Grupo, em Espanha, França, EUA, Macau , África do Sul e Cabo Verde, de Diretor Central do Grupo CGD, com a responsabilidade da Direção de Mercados Financeiros, e exercendo cargos de Administração na CGD Finance e no Caixa-BI. Desde 2012, é Diretor Central, da Direção Internacional de Negócio da CGD.

Fernando Lobato – Consultor Estratégico da CE-CPLP

Fernando Lobato é Conselheiro do Presidente da CE-CPLP e Consultor Internacional do Banco Mundial, da União Europeia, do Banco Africano de Desenvolvimento, da UNESCO, do OPEP, da Cooperação Sueca “ASDI” e “Radda Barnen”, da Cooperação Luxamburguesa “LUX DEV”e da ONG Austríaca SOS Kinderdorf Internacional.

Esmeraldo de Azevedo – Director Geral do Centro de Estudos Lusófonos e do Centro de Estudos Europeus e Relações Internacionais

Prof. Catedrático das áreas científicas de Relações Internacionais, Geopolítica, Geoestratégia, Geoeconomia, Geofinanças, Gestão do Desenvolvimento e Cooperação, Diplomacia Económica, Organização e Metodologia, Liderança, Empreendedorismo e Inovação. Ex-Decano dos Professores Catedráticos da Academia Militar, também Coronel do Exército Português. Consultor Internacional Plenipotenciário. Diretor-Geral do Centro de Estudos Lusófonos e do Centro de Estudos Europeus e Relações Internacionais. Diretor de Departamento e Cursos de Licenciatura e Pós-Graduados. Coordenador do Grupo de Cooperação com o Secretariado Executivo da CPLP.

Cmdt. Eduardo Pinto Lopes – Empresário e Consultor de Aviação Civil

Eduardo Pinto Lopes,natural da Guiné-Bissau,57 anos de idade.
Piloto de Linha Aérea de Aviões exerceu funções de piloto entre 1978 e 1994 em Companhias Africanas e Europeias.
Empresário na área da Operação Turistica desde 1995 com negócios de Representações e Gestão de agrupamentos de Agências de viagens. Durante 8 anos com funções executivas na APAVT (Associação Portuguesa das Agencias de Viagens e Turismo) onde chegou a vice-Presidente. Ocupa actualmente as funções de coordenador do capítulo de operadores turísticos nacionais na referida Associação e de Diretor-Geral num operador fortemente vocacionado para as novas tecnologias.
Acumula vários prémios e menções honrosas pelo seu trabalho e foi nomeado Comendador do Estado de Alagoas e da Bahia no Brasil pelo incremento dado ao turismo Portugal-Brasil nas cidades de Maceió e Porto Seguro.

Jaime Reis Conde, Chefe da Unidade DG DEVCO/Cooperação e Desenvolvimento, Comissão Europeia

Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (1982) e pós-graduação em Gestão pela Escola de Comercio Slovay (Bruxelas 1990). Experiência Profissional no Sector Privado em Portugal e na Bélgica entre 1981 e 1994, no seio de empresas pertencentes a um grupo multinacional Europeu.Comissão Europeia desde 1995 sempre na área da Cooperação e do Desenvolvimento.Nomeado Chefe de unidade em 2004 sucessivamente nas áreas do Planeamento e Controle interno de seguida em 2006 na área da Auditoria Externa e em 2008 responsável pela coordenação geográfica dos programas de cooperação com a América Latina.Desde junho de 2011 Chefe de unidade Instrumentos Financeiros da Direção Geral do Desenvolvimento e Cooperação – EuropeAid.

Moderadora: Rosália Amorim, Coordenadora de Economia Expresso e Exame

É Coordenadora Geral da revista Exame e é Coordenadora de Economia do jornal Expresso. É também comentadora económica na SIC e SIC Notícias. Anteriormente, foi editora-chefe da revista Rumo (Angola e Portugal), coordenadora da revista Única do Expresso, da Intelligent Life (da The Economist) e editora da Exame. Iniciou a carreira na rádio, tendo sido jornalista e pivot na Rádio Comercial.