1ª Edição Encontros Empresariais CPLP – Sobre

 
 
Murade Murargy, Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)Murade Murargy – Secretário Executivo da CPLP

“A CPLP quer ser determinante na alavancagem dos processos de desenvolvimento dos seus Estados-membros, através da aposta na capacitação humana, na circulação dos seus cidadãos, no progresso científico, tecnológico e na criação de um ambiente de negócios favorável ao crescimento económico e, consequentemente, à melhoria do bem-estar social dos seus cidadãos.”
 
 
O Presidente da CE-CPLP, reeleito por unanimidade pelos membros da organização presentes na Assembleia-Geral de Cabo Verde, comprometeu-se a criar "um secretariado exequível capaz de dar conta de recado de forma a ter uma confederação mais sustentável" Salimo Abdula – Presidente CE-CPLP

“É fundamental assinalarmos a importância desta iniciativa, que vai juntar o empresariado dos nossos países e dar-lhe uma real oportunidade para refletir e discutir os principais obstáculos que têm ao fazer negócios entre os nossos países. Não podemos menorizar estes entraves que impedem a afirmação da CPLP enquanto economia de referência mundial no futuro.”
 
 
Francisco-Viana1Francisco Viana – Presidente CE-PALOP

“O mundo inteiro está de olhos postos em África e é importante que justifiquemos a atenção que estamos a receber com o desenvolvimento das economias dos PALOP, que, juntos, tornam África uma das economias com maiores potencialidades a nível internacional. É importante, por isso, debatermos as questões ligadas à circulação de pessoas, bens e capitais que poderão reforçar o estatuto de potência mundial.”

programa


Clique na imagem para ver o programa


 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“A 1ª Edição dos Encontros Empresariais é subordinada ao tema “CPLP no Século XXI: Circulação, Abrangência e Potencialidades” e será palco de aproximação dos mercados empresariais dos nossos nove Estados membros da CPLP. Mas, como não podia deixar de ser, também vamos contar com a presença e participação dos seis países observadores que compõem a Comunidade. O apoio dos Embaixadores e dos próprios Governos é fundamental para que se mostre o peso da importância económica que a CPLP está a ganhar.

Neste evento, vão ser debatidos tão fundamentais como a Circulação de Pessoas, Bens, Capitais e Serviços, os Novos Instrumentos Financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e a importância dos Aeroportos e Ligações Aéreas, entre muitos outros temas, cujos painéis contam com a presença de ilustres oradores, entre eles Jaime Reis Conde, da Comissão Europeia, Henrique Burnay, reconhecido consultor em assuntos europeus, e Eduardo Fernandes, ex-ministro da Guiné-Bissau.

Os Encontros Empresariais serão palco de discussão de temas que provam a importância da CPLP enquanto economia de futuro que liga os empresários dos nossos nove países. É importante dar-lhes a voz que precisam para serem ouvidos em matérias que beneficiam e valorizam a nossa Comunidade entre os Estados membros e junto da comunidade internacional.”

*Porta-voz Arq. Fernando Lobato

Consultor Estratégico do Presidente da CE-CPLP


Sobre

 
 
Com o objectivo de promover e reforçar as relações comerciais e, sobretudo, participar na necessária transformação, o evento, Encontros Empresariais organizado pela CPLP, CE-CPLP, FELP, CE-PALOP e AEL irá permitir concentrar em Lisboa, empresários e entidades de diversos sectores de actividade.

Destinado a empresários de diversos sectores de actividade, bem como a entidades oficiais e públicas, mas também a instituições de ensino e organizações, a 1a edição do evento, Encontros Empresariais 2014, será veículo privilegiado para debater matérias essenciais.

Sob o tema da mobilidade e da circulação, que certamente irá permitir o reforço de relações estratégicas e contribuir para a transformação, essencial para o desenvolvimento, o evento quer ser resultado de melhores práticas, nas dimensões económica, ambiental e social.

Para concretizar esta conferência em sintonia com a CE-CPLP – Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CE-PALOP – Confederação Empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a AEL – Associação Empresarial de Luanda estão também a ser desenvolvidos um conjunto de contatos, nomeadamente com a CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Representação Diplomática.

De destacar, que a produção cénica do evento e a sua apresentação quer ser o início de um novo modelo, no contexto da organização de conferências. Explorar a tecnologia, dar espaço aos participantes e sobretudo, provocar um ritmo constante que possibilitará a apresentação de um conceito dinâmico construído sobre um objectivo de importância crescente: o diálogo intercultural.

É seguro, por isso, afirmar que o investimento dos participantes neste evento, cuja vantagem é garantida e aposta obrigatória, irá facilitar o acesso a oportunidades para a consolidação de parcerias e negócios e permitir a internacionalização das suas economias, rumo a um futuro que se pretende transformar. Em português.

Temas
– Mapa de África: Cooperação Internacional. A Parceria África/União Europeia e as Oportunidades para as Empresas
– Economia CPLP: Novos Desafios
– CPLP: Abrangência e Potencialidades da Comunidade, Símbolos e Obrigações
– Circulação de Pessoas, Bens, Capitais e Serviços
– Aeroportos e Ligações Aéreas (Circulação de Pessoas e Carga)
– Novos Instrumentos Financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

Fonte: FELP . Fórum dos Empresários de Língua Portuguesa