1ª Edição Encontros Empresariais CPLP – Temas Principais

 
 
Murade Murargy, Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)Murade Murargy – Secretário Executivo da CPLP

“A CPLP quer ser determinante na alavancagem dos processos de desenvolvimento dos seus Estados-membros, através da aposta na capacitação humana, na circulação dos seus cidadãos, no progresso científico, tecnológico e na criação de um ambiente de negócios favorável ao crescimento económico e, consequentemente, à melhoria do bem-estar social dos seus cidadãos.”
 
 
O Presidente da CE-CPLP, reeleito por unanimidade pelos membros da organização presentes na Assembleia-Geral de Cabo Verde, comprometeu-se a criar "um secretariado exequível capaz de dar conta de recado de forma a ter uma confederação mais sustentável" Salimo Abdula – Presidente CE-CPLP

“É fundamental assinalarmos a importância desta iniciativa, que vai juntar o empresariado dos nossos países e dar-lhe uma real oportunidade para refletir e discutir os principais obstáculos que têm ao fazer negócios entre os nossos países. Não podemos menorizar estes entraves que impedem a afirmação da CPLP enquanto economia de referência mundial no futuro.”
 
 
Francisco-Viana1Francisco Viana – Presidente CE-PALOP

“O mundo inteiro está de olhos postos em África e é importante que justifiquemos a atenção que estamos a receber com o desenvolvimento das economias dos PALOP, que, juntos, tornam África uma das economias com maiores potencialidades a nível internacional. É importante, por isso, debatermos as questões ligadas à circulação de pessoas, bens e capitais que poderão reforçar o estatuto de potência mundial.”

programa


Clique na imagem para ver o programa


 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“A 1ª Edição dos Encontros Empresariais é subordinada ao tema “CPLP no Século XXI: Circulação, Abrangência e Potencialidades” e será palco de aproximação dos mercados empresariais dos nossos nove Estados membros da CPLP. Mas, como não podia deixar de ser, também vamos contar com a presença e participação dos seis países observadores que compõem a Comunidade. O apoio dos Embaixadores e dos próprios Governos é fundamental para que se mostre o peso da importância económica que a CPLP está a ganhar.

Neste evento, vão ser debatidos tão fundamentais como a Circulação de Pessoas, Bens, Capitais e Serviços, os Novos Instrumentos Financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e a importância dos Aeroportos e Ligações Aéreas, entre muitos outros temas, cujos painéis contam com a presença de ilustres oradores, entre eles Jaime Reis Conde, da Comissão Europeia, Henrique Burnay, reconhecido consultor em assuntos europeus, e Eduardo Fernandes, ex-ministro da Guiné-Bissau.

Os Encontros Empresariais serão palco de discussão de temas que provam a importância da CPLP enquanto economia de futuro que liga os empresários dos nossos nove países. É importante dar-lhes a voz que precisam para serem ouvidos em matérias que beneficiam e valorizam a nossa Comunidade entre os Estados membros e junto da comunidade internacional.”

*Porta-voz Arq. Fernando Lobato

Consultor Estratégico do Presidente da CE-CPLP


Temas Principais

Esta primeira edição dos Encontros Empresariais CPLP é constituída por uma conferência com seis painéis principais sob a temática “Circulação, Abrangência e Potencialidades”:

1. Mapa de África: Cooperação Internacional.
A Parceria: África/União Europeia e as Oportunidades para as Empresas

O sistema da cooperação externa da União Europeia com os países africanos assenta em instrumentos financeiros cuja implementação cria oportunidades de negócio para as empresas em diversos sectores económicos. Nesta apresentação, pretende-se explicar o funcionamento daquele sistema, cuja compreensão permitirá às empresas tirar partido das oportunidades que emergem da aplicação dos fundos europeus da cooperação externa.

2. Economia CPLP: Novos Desafios
O relançamento de uma comunidade que se quer afirmar como referência no panorama internacional e superar os obstáculos encontrados ao longo dos últimos 18 anos. O desafio de modelo de investimento com projetos prioritários bem definidos e direcionados para a valorização dos nossos produtos e serviços.
O futuro da CPLP enquanto comunidade de povos a ser debatido com o objetivo de encontrar soluções que permitam atravessar os desafios que vão surgir e que aproximem os nossos países na procura de objetivos comuns.

3. CPLP: Abrangência e Potencialidades da Comunidade, Símbolos e Obrigações
A grande extensão territorial, as enormes e diversificadas potencialidades dos países membros da CPLP. Maior respeitabilidade e divulgação dos símbolos e maior obrigatoriedade institucional nas representatividades comunitárias (actividades e eventos). Estratégia a médio prazo (2015-2020) da CE-CPLP para promover e acompanhar a transformação do sector privado na CPLP, para potencializar a abrangência da CPLP, tirar proveito da experiência e das melhores práticas dos países membros da CPLP, para diminuir as disparidades atuais, para promover as respectivas integrações regionais, assim como as potencialidades, os produtos e os recursos da CPLP.

4. CPLP: Circulação de Pessoas, Bens, Capitais e Serviços
Discutir a importância da abertura das fronteiras da CPLP para uma maior conexão entre os países que partilham a mesma língua. Estudar e debater a necessidade da aproximação dos povos na construção de um novo paradigma económico dependente de fatores de coesão transfronteiriços.

5. CPLP: Aeroportos e Ligações Aéreas (Circulação de Pessoas e Carga)
A necessidade de aproximar países geograficamente distantes unidos pela língua portuguesa e por uma cultura histórica comum.

6. Novos instrumentos Financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
Análise das novas oportunidades abertas pelos diversos mecanismos de financiamento internacional que complementem as tradicionais modalidades de ajuda e cooperação.