1ª  Edição dos Encontros Empresariais CPLP

1ª Edição dos Encontros Empresariais CPLP

CEO Lusófono é Media Partner da  1ª  Edição dos Encontros Empresariais CPLP , que decorre a 26 de Novembro (4ª Feira), no Hotel Ritz, em Lisboa

Promover a importância da CPLP enquanto economia de futuro, reforçando as relações diplomáticas e económicas entre as estruturas políticas e o tecido empresarial é o objetivo da CPLP,  Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Fórum dos Empresários de Língua Portuguesa (FELP), Confederação Empresarial dos PALOP (CE-PALOP) e Associação  Empresarial de Luanda (AEL), entidades que unem esforços na organização dos Encontros Empresariais da CPLP.

José Lobato, Secretário-Geral da Confederação Empresarial da CPLP, salienta que  “a CPLP está a tornar-se num espaço de referência concorrente privilegiada com outras comunidades estando bem patente neste nosso evento, que quer dar a oportunidade ao seu empresariado de expor as dificuldades no que toca à circulação de pessoas, bens,  capitais e produtos”.

O responsável destaca ainda que “é importante haver iniciativas que juntem o nosso empresariado para que possam, em conjunto, refletir e discutir quais os principais obstáculos que mais lhes dificulta a realização da sua atividade – ‘Fazer Negócios na Língua Portuguesa’ – e encontrarem soluções e parceiros estratégicos, explorando o potencial nas diversas áreas em que mais estão envolvidos tendo em conta a grande abrangência dos nossos nove países membros e seis observadores”.

Plano de Ação Estratégico de médio prazo da CE da CPLP

Os Encontros Empresariais da CPLP surgem na sequência da aprovação no próximo dia 16 de Novembro, do Plano de Ação Estratégico de médio prazo da CE da CPLP (2015-2020) que “ visa promover e acompanhar a transformação do setor  privado na CPLP articulando-se em torno de três pilares: melhorar o ambiente de negócios  e o clima de investimento, alargar o acesso às infra-estruturas sociais e económicas e promover o desenvolvimento das empresas”.

Outras duas iniciativas que irão ser aprovadas na assembleia Geral da CE da CPLP que está a decorrer em Cabo Verde será a criação de um fundo de coesão para reduzir as assimetrias entre as economias dos países membros e o lançamento nos próximos meses de um portal sobre oportunidade de investimentos, o “Connect CPLP” plataforma onde cada país apresentará os seus défices e excedentes para orientar a oferta e a procura.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) detém hoje um Produto Interno Bruto (PIB) agregado superior a 2,5 mil milhões de dólares e mais de um milhão de empresas. Para além do mercado interno de cada país, juntam-se os mercados das diferentes regiões económicas associadas aos países da CPLP, passando dos 260 milhões consumidores para um mercado potencial de cerca de 1,8 mil milhões de consumidores.

Realce-se que a dispersão geográfica dos países da CPLP apresenta um conjunto de oportunidades funcionando como uma porta aberta em cada uma destas zonas em que esses países estão inseridos. Aproveitando a vantagem linguística e a existência de membros nos quatro continentes, é necessário pensar numa harmonização de um processo da livre circulação de pessoas, bens e mercadorias de forma a facilitar o processo de internacionalização de cada uma das economias dos Estados-membros.

Conferência “Circulação, Abrangência e Potencialidades”

Ver programa

A primeira edição dos Encontros Empresariais CPLP é constituída por uma conferência com seis painéis principais sob a temática “Circulação, Abrangência e Potencialidades” que contará com a presença institucional de representantes Governamentais, Embaixadores de países membros, especialistas e empresários pertencentes à CPLP que irão abordar os temas:

1. Mapa de África: Cooperação Internacional.

A Parceria: África/União Europeia e as Oportunidades para as Empresas
Quais são as oportunidades que os empresários europeus podem encontrar em África? De que forma é que o continente africano pode beneficiar de uma maior ligação com a União Europeia? Qual o tipo ideal de parceria para fazer investimentos e negócios?

2. Economia CPLP: Novos Desafios
O relançamento de uma comunidade que se quer afirmar como referência no panorama internacional. O desafio de modelo de investimento com projetos prioritários bem definidos e direcionados. A valorização dos nossos produtos e serviços.

3. CPLP: Abrangência e Potencialidades da Comunidade, Símbolos e Obrigações
A grande extensão territorial e as enormes e diversificadas potencialidades dos nossos países. Maior respeitabilidade e divulgação dos símbolos e maior obrigatoriedade institucional nas representatividades comunitárias (atividades e eventos).

4. CPLP: Circulação de Pessoas, Bens, Capitais e Serviços
Discutir a importância da abertura das fronteiras da CPLP para uma maior conexão entre os países que partilham a mesma língua.

5. CPLP: Aeroportos e Ligações Aéreas (Circulação de Pessoas e Carga)
A necessidade de aproximar países geograficamente distantes unidos pela língua portuguesa e por uma cultura histórica comum.

6. Novos instrumentos Financeiros para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
Análise das novas oportunidades abertas pelos diversos mecanismos de financiamento internacional que complementem as tradicionais modalidades de ajuda e cooperação.