Mais negócios na Lusofonia, com Estratégia 2015-2020 da CE-CPLP

Mais negócios na Lusofonia, com Estratégia 2015-2020 da CE-CPLP

Artigo-Gratis-CEO-LusofonoDepois da aprovação deste documento estratégico, está prevista a realização, em Lisboa no dia 26, da primeira edição dos Encontros Empresarias da CPLP, com a participação da Guiné Equatorial, que reintegrou a Lusofonia, ao tornar-se o 9º Estado-membro da CPLP.

A Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) propõe-se estimular o desenvolvimento de mais negócios no espaço da lusofonia, com a aprovação, na próxima semana, no arquipélago de Cabo Verde, da estratégia para os próximos cinco anos,.

“Promover e acompanhar a transformação do sector privado na CPLP em torno de três pilares: melhorar o ambiente de negócios e o clima de investimento; alargar o acesso às infraestruturas sociais e económicas; e promover o desenvolvimento das empresas” é o objetivo da estratégia a médio prazo (2015-2020) da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), lê-se no documento, a que CEO Lusófono teve acesso, e que deverá ser aprovado em Cabo Verde no dia 16.

“A CE-CPLP tem por intuito o desenvolvimento da cooperação entre as Associações Empresariais e de Empresas oriundas da Comunidade dos nove Países de Língua Portuguesa, de forma a criar condições para o desenvolvimento de negócios no quadro dos espaços económicos onde estão inseridos os países da comunidade lusófona” e deve “criar uma rota de investimentos dentro dos países membros da CPLP, estimulando a cooperação e parceria entre instituições lusófonas”.

“Vasto número de empresários lusófonos na diáspora”

O documento lembra que “a abrangência da CPLP reúne uma população de 2.192.296.646 habitantes (cerca de 31% da população mundial) espalhados em quatro continentes”: África,  38 países e quase 670 milhões de habitantes; América, 10 países e quase 400 milhões, Ásia, com 11 países e mais de 622 milhões, e  Europa, com 27 países e mais de 500 milhões de habitantes. No total, tendo em conta as regiões económicas em que os países que falam português estão inseridos, estão representados 86 países em quatro continentes e três comunidades monetárias”.

A confederação recorda ainda que “além deste abrangente e diversificado espaço comunitário da CPLP e das Comunidades Económicas Regionais, há um vasto número de empresários lusófonos na diáspora, espalhados pelo Mundo”.

Assim, “a estratégia a médio prazo da CE-CPLP prevê potencializar esta abrangência e tirar proveito da experiência e das melhores práticas de todos os empresários dos países-membros da CPLP, para diminuir as disparidades atuais e promover as potencialidades, os produtos e os recursos da CPLP”.

 

1ª Edição dos Encontros Empresarias CPLP

1ª Edição dos Encontros Empresarias CPLP

Promover a importância da CPLP enquanto economia de futuro, reforçando as relações diplomáticas e económicas entre as estruturas políticas e o tecido empresarial é o objetivo da CPLP, Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Fórum dos Empresários de Língua Portuguesa (FELP), Confederação Empresarial dos PALOP (CE-PALOP) e Associação Empresarial de Luanda (AEL), entidades que unem esforços na organização dos Encontros Empresariais da CPLP […]

entrada_sitePRb