Paulo Lopes, Presidente da Comissão Executiva da SOFID (ao centro)  com António Azevedo Gomes (à esquerda) e Francisco Almeida Leite (à direita), Administradores Executivos.

Paulo Lopes, Presidente da Comissão Executiva da SOFID (ao centro) com António Azevedo Gomes (à esquerda) e Francisco Almeida Leite (à direita), Administradores Executivos.

SOFID abre parceria estratégica com banco de desenvolvimento da América Latina

CAF é primeira instituição financeira estrangeira a participar no capital social da SOFID, maioritariamente detida pelo Estado Português e ainda pela Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Novo Banco, BPI e ELO

A SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento) passa a contar com um novo acionista estratégico, a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, que permitirá ao banco de desenvolvimento português reforçar estrategicamente os seus instrumentos de apoio a projetos de empresas portuguesas naquela região do globo.

A operação – que decorreu no âmbito do primeiro aumento de capital da história da SOFID (fundada em 2007) – envolve a entrada da multilateral financeira da América Latina no banco de desenvolvimento que apoia a internacionalização das empresas portuguesas em países emergentes e em vias de desenvolvimento.

A SOFID apoia já projetos de investimento no México e no Brasil, mas tem no seu pipeline novos projetos para outros países da América Latina, nomeadamente Colômbia e Peru.


entrada_sitePRb