CPLP intensifica luta contra o Trabalho Infantil

CPLP intensifica luta contra o Trabalho Infantil

Artigo-Gratis-CEO-Lusofono

2016 é o “Ano da CPLP contra o Trabalho Infantil”

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai definir um plano de ação comum para 2016 na luta contra o trabalho infantil. Este é um dos principais resultados previstos da V Reunião de Pontos Focais do Trabalho Infantil, que se realiza de 25 a 27 de janeiro, na Sede da CPLP, em Lisboa.

No âmbito desta reunião, os delegados dos Estados-membros da CPLP vão, ainda, concertar a posição comum a adotar na IV Conferência Global sobre Trabalho Infantil, prevista para 2017, e participar numa acção de formação concretizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – FUNDAMENTALS e PARDEV.

Depois de, em 2015, reunidos em Timor-Leste, os ministros da tutela nos Estados-membros terem  declarado 2016 como “Ano da CPLP contra o Trabalho Infantil”, a Organização vai agora consolidar mais a cooperação para alcançar resultados efetivos.

As  iniciativas já previstas vão visar a troca de informação, de experiências e  o trabalho em rede, bem como a realização de campanhas conjuntas de sensibilização, reforço da cooperação técnica e formação.

12 de junho: “Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil”

Para exponenciar as atividades, ao longo dos últimos anos a CPLP tem-se associado à Organização Internacional do Trabalho (OIT) para assinalar o dia 12 de junho como “Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil”. As duas entidades trabalham em conjunto também em matéria de cooperação e boas práticas no combate a este flagelo.

A cooperação Sul-Sul e Triangular tem ajudado a reforçar a luta contra o Trabalho Infantil, estando o compromisso entre a CPLP e a OIT a ser continuamente reforçado, onze anos depois da assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas organizações internacionais.


entrada_sitePRb