Marcelo Rebelo de Sousa destaca “salto qualitativo” de nova estratégia da CPLP

Marcelo Rebelo de Sousa destaca “salto qualitativo” de nova estratégia da CPLP

Artiggo Gratis CEO Lusofono
Chefe de Estado português qualificou a sua presença na sede da CPLP, onde foi recebido pelo Secretário Executivo, embaixador Murade Murargy, e pelos Representantes dos Estados-membros junto da CPLP, como a “primeira visita internacional” do seu mandato

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou hoje o  “salto qualitativo” que representa a “nova estratégia” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a aprovar este ano na cimeira do Brasil.

“Aquilo que nos liga não é tanto a nostalgia ou o partilharmos uma língua, uma história e uma cultura, mas é o estarmos virados para uma nova estratégia que irá ser aprovada na cimeira a realizar no Brasil, apontando para prioridade económica, prioridades educativas, de formação, circulação dos cidadãos da CPLP em todo o seu espaço e, nesse sentido, é um salto qualitativo que se dá ao fim de 20 anos de vida”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa fez ainda questão de lembrar que “a CPLP é também um campo de construção democrática”. Os Estados-membros da CPLP, sublinhou o Chefe do Estado, “são países que estão unidos por laços que não são apenas linguísticos, históricos e culturais. São também laços económicos e sociais”.

O Presidente da República Portuguesa remeteu para os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a discussão sobre o próximo secretário-executivo da organização e a disse estar certo que os países vão chegar a acordo na reunião entre ministros dos Negócios Estrangeiros dos vários Estados-membros da CPLP já esta semana (dia 17).

“É com alegria que vejo que a CPLP tem futuro, vai ter futuro, irá eleger um novo Presidente, irá eleger um novo secretário executivo, de acordo com o critério da rotação adotado, mas sobretudo irá adotar uma nova estratégia”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

 


entrada_sitePRb