UCCLA organiza Seminário “Português, Língua de Cultura”

UCCLA organiza Seminário “Português, Língua de Cultura”

Artiggo Gratis CEO Lusofono
Na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão 58), em Lisboa

Vítor Ramalho, Secretário Geral da UCCLA, Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP e João Proença, Presidente da Casa do Alentejo, vão estar amanhã na abertura do seminário “Português, Língua de Cultura”, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

No ano em que se celebram os 20 anos da criação da CPLP, a UCCLA decidiu convidar autores dos países que constituem esta Comunidade para debaterem o ato de criar em Português.

“Como Língua, mesmo tendo em conta a multiplicidade dos seus sotaques, pode dizer-se que as suas características acabam por moldar também o olhar sobre a realidade e por formatar, de algum modo, as mensagens que pretende transmitir. Será interessante assistir a um debate em que as relações entre a Língua e a Literatura, ou a Música, ou ainda o Audiovisual serão apresentadas por autores originários de países tão diferentes como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, ou Timor-Leste, e, chegar, quiçá, à conclusão de que essa diferença global que nos une consegue ser mais forte do que tudo aquilo que nos separa. A Língua Portuguesa como expressão de cultura é definitivamente uma porta de
futuro aberta ao mundo”.

O programa reúne oradores de vários países de língua portuguesa e terá três painéis de discussão: “A Língua e Literatura”, “A Língua e Música” e “A Língua e AS«udiovisual”.

Programa disponível em http://observalinguaportuguesa.org/seminario-portugues-lingua-de-cultura/


entrada_sitePRb