CPLP assinala amanhã Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

CPLP assinala amanhã Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

Artiggo Gratis CEO Lusofono
Dia 5 de maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP”, vai ser assinalado na Sede da organização com uma cerimónia solene sob o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”.

O embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinala amanhã o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP”, na sessão de abertura de uma cerimónia solene, sob o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”, na Sede da CPLP, em Lisboa.

A iniciativa inclui a mesa-redonda  “Nossa Língua, Que Futuro?”, debatido pelo escritor João Melo, o professor António Horta Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o professor Nataniel Ngomane, do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, com moderação da professora e Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Marisa Mendonça.

Os “Discursos na Primeira Pessoa: Diversidade Cultural, Nosso Património Comum” será outro tema a debate, com a intervenção do Doutor Mário Lúcio, ex-Ministro da Cultura de Cabo Verde, o professor Tcherno Djaló, ex-Ministro da Educação e Cultura da Guiné-Bissau, e a dra. Fernanda Pontífice, ex-Ministra da Educação e Cultura de São Tomé e Príncipe.

A programação do Dia da Língua e Da Cultura conta ainda com a atuação do grupo Galissa e Fado dos Bairros Populares de Lisboa, pelos fadistas Ana Marta (do bairro Alfama) e Jaime Dias (do bairro da Mouraria).

No decorrer das comemorações, vai, também, ser inaugurada a exposição “Na Tua Face/Nabulus”, uma visão sobre a figura da mulher cabo-verdiana pelo olhar do poeta e fotógrafo cabo-verdiano “XAN”, nome artístico de Alexandre da Conceição. Nascido em 1950, na ilha de Santiago, Cabo Verde, o poeta, fotógrafo e correspondente em Lisboa do jornal cabo-verdiano “A Semana”, XAN, foi professor de Educação Física, em Portugal.

A sessão de encerramento da cerimónia comemorativa do dia 5 de maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP” será presidida pelo Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP e Coordenador pro-tempore do Comité de Concertação Permanente da CPLP, embaixador Antonito Araújo.

O dia 5 de maio foi fixado pelo XVI Conselho de Ministros da CPLP, realizado em junho de 2009, em Cabo Verde, como a data em que anualmente se comemora a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”.

Prémio Literário UCCLA

logo-uccla-vectorial__2As comemorações do “Dia 5 de Maio” na CPLP incluem ainda a entrega do “Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, pelo Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho.

O galardão, uma iniciativa conjunta da UCCLA, Movimento 2014 e da Editora A Bela e o Monstro, promove e divulga a literatura em português e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores.

As candidaturas ao Prémio Literário UCCLA – que decorreram até ao passado dia 31 de março – ultrapassaram todas as expectativas e nenhum outro prémio literário, no mundo lusófono, reuniu tão grande participação. Deram entrada 865 obras, num total de 722 autores provenientes de todos os países e regiões onde se fala português.


entrada_sitePRb